O Governador Provincial do Cuando, Lúcio Amaral, presidiu nesta quarta-feira, 07 de Maio, ao lançamento da segunda fase do programa de Transferências Sociais Monetárias "KWENDA", que irá beneficiar mais de seis mil agregados familiares em situação de vulnerabilidade nos municípios de Mavinga, Dima e Luengue.
Durante a cerimónia, realizada na localidade de Cavungo, município de Mavinga, o governador destacou o impacto positivo do programa KWENDA como reflexo do compromisso do Governo angolano em promover o bem-estar das populações mais carentes.
Lúcio Amaral apelou aos beneficiários para que façam uma gestão equilibrada dos valores recebidos, incentivando-os a investirem em projectos que contribuam para o desenvolvimento familiar e comunitário.
No entanto, o Chefe do Departamento Provincial do FAS para Cuando e Cubango, Zeferino Mateia Cavalo, revelou que esta fase contempla um total de 6.708 famílias cadastradas — 4.572 no município de Mavinga, 1.187 em Dima e 949 em Luengue.
Disse que cada agregado familiar recebeu o montante de 132.000 kwanzas, valor correspondente a doze meses de apoio.
Zeferino Cavalo salientou ainda que a implementação do KWENDA no Cuando vai além das transferências monetárias. " Vamos construir dois Centros da Acção Social Integrada nos municípios do Rivungo e Dirico, cuja entrega está prevista para os próximos dias", asseverou.
Os beneficiários agradeceram o governo do Cuando pelo gesto e destacaram a importância do apoio que vai melhorar a condição das suas vidas e fortalecer a economia local.
Estiveram presentes na cerimónia o Vice-Governador para o Sector Político, Social e Económico, André Nkula, os administradores municipais de Mavinga e Dirico, membros do Governo Provincial e representantes do Fundo de Apoio Social (FAS).