• VICE-GOVERNADOR DO CUANDO PARA O SECTOR POLÍTICO, SOCIAL E ECONÓMICO DESTACA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO NA PROVÍNCIA


    O Vice-Governador para o sector Político, Social e Económico da Província do Cuando, André Zinga Nkula, afirmou nesta sexta-feira, 19 de Setembro, em Luanda, que o governo local está fortemente empenhado na construção de infraestruturas rodoviárias, sublinhando que, actualmente, apenas o município do Cuito Cuanavale possui estradas asfaltadas.

    O governante falava durante a 4ª edição do Salão Internacional de Investimentos, Oportunidades de Negócios, Fomento do Auto-emprego e Promoção da Empregabilidade 2025, evento que reúne empresários, investidores e representantes governamentais em busca de soluções para o desenvolvimento socioeconómico do país.

    De acordo com André Zinga Nkula, encontram-se projectadas obras estruturantes como a nova cidade de Mavinga, bem como a construção de hospitais, centros médicos, escolas e infraestruturas básicas nos cinco novos municípios Dima, Luengue, Mucusso, Xipundo e Luiana visando dignificar a administração municipal e acomodar serviços estatais e habitacionais.

    No domínio da água, apesar da existência de projectos de grande dimensão em Mavinga e Dirico, grande parte dos municípios ainda enfrentam défice de sistemas de captação, tratamento e distribuição, sendo que muitas das infraestruturas estão obsoletas.

    Relactivamente à energia eléctrica, o Vice-Governador destacou que, à excepção do Cuito Cuanavale, os restantes municípios dependem de geradores a combustível, o que representa elevados custos de operação devido ao transporte e abastecimento.

    Contudo, sublinhou que há espaço para investimento em sistemas solares e mini-hídricos, tirando proveito da abundância de recursos hídricos da região.

    A área das telecomunicações também constitui um desafio, uma vez que a capital provincial, Mavinga, ainda opera em 2G/3G, limitando a comunicação e o acesso à internet.

    Em vários municípios, não existem sistemas de comunicação, embora pequenos projectos de internet estejam a ser implementados.

    Ao falar sobre a base económica da província, André Zinga Nkula reforçou que a agricultura continua a ser a principal actividade do Cuando, apresentando vasto potencial de investimento para os empresários nacionais e estrangeiros interessados em explorar a região.