O Vice-governador para o Sector Político, Social e Económico do Cuando, André Zinga Nkula, na qualidade de Governador em exercício, participou nesta quinta-feira, 06 de novembro, na abertura do Iº Congresso Provincial do Ministério da Mulher da Igreja Adventista do Sétimo Dia, evento que decorre de 06 a 08 do mês corrente, com o propósito de capacitar as mulheres para uma vivência cristã sólida, enquanto discípulas de Jesus Cristo e membros comprometidas com a missão da igreja em todo o mundo.
O Ministério da Mulher sustenta-se em seis pilares fundamentais que visam enfrentar desafios que incidem sobre a vida da mulher, nomeadamente: o analfabetismo, pobreza, riscos à saúde, abuso e violência, más condições laborais e a insuficiente preparação para o trabalho missionário. Para tal, o programa contempla áreas como associativismo, enriquecimento espiritual, evangelismo, apoio familiar, ajuda cristã, reforma pró-saúde e acompanhamento materno, como o projecto “Amigas de Bebés”.
Durante a sua intervenção, o pastor Martinho Kambelela, delegado do evento, reforçou a importância da colaboração entre a Igreja e o Estado, salientando que a igreja ora e acompanha os seus líderes, para que estes governem com sabedoria e justiça, guiados pelos princípios divinos.
Ao usar da palavra, o Governador em exercício enalteceu o papel da igreja na educação e valorização da mulher, e apelou para a necessidade de combater práticas culturais nocivas, como o leilão de meninas durante a primeira menstruação, ainda observada em algumas localidades da província.
Recomendou que a igreja integre nos seus programas conteúdos relacionados à higienização menstrual, reforço da formação académica e promoção do empoderamento feminino, visando garantir a participação activa da mulher no desenvolvimento social e económico do Cuando.
“O Governo está a trabalhar num conjunto de acções que visam reduzir fenómenos negativos na sociedade, bem como financiar projectos sociais no âmbito do empoderamento da mulher jovem”, destacou André Zinga Nkula.
Recorde-se que, no dia 05 de novembro, o Departamento Provincial do Ministério da Mulher, liderado pelo Pastor Paulino Cambuko, manteve uma audiência com o Vice-governador, durante a qual foram apresentados os objectivos e expectativas do congresso agora em curso.
Cuando – Resiliência e Desenvolvimento.